19 junho 2013

Processo seletivo do ProUni 2013

O processo terá duas chamadas. O resultado da primeira será divulgado no dia 28, pela internet. Desse dia, até 5 de julho, o estudante pré-selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de ensino para aferição das informações prestadas no momento da inscrição, providenciar a matrícula e, se for o caso, participar de seleção própria da instituição.
O resultado da segunda chamada está previsto para 13 de julho. O estudante terá de 15 a 19 de julho para comprovar as informações e providenciar a matrícula.
Caso pretenda integrar a lista de espera, o candidato terá de fazer a adesão, também on-line, de 26 a 29 de julho. A lista estará disponível no Sistema Informatizado do ProUni (Sisprouni) para consulta pelas instituições em 1º de agosto. No dia seguinte, será feita a primeira convocação. O candidato selecionado terá até o dia 7 do mesmo mês para a comprovação dos documentos e matrícula. Em 12 de agosto será feita a segunda convocação. O prazo para aferição dos documentos e matrícula vai até o dia 15.
Criado em 2005, o ProUni oferece bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior a estudantes egressos do ensino médio da rede pública. Também são atendidos bolsistas integrais oriundos da rede particular. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para fazer a inscrição, o estudante deve ter no mínimo 450 pontos na média das notas do Enem e nota na redação que não tenha sido zero. Para a bolsa integral, o candidato precisa comprovar renda bruta familiar, por pessoa de até 1,5 salário mínimo. Para a bolsa parcial, de até três salários mínimos.
O Edital nº 6, de 17 de junho de 2013, da Secretaria de Educação Superior (Sesu), sobre o processo seletivo do ProUni para este segundo semestre, foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 18, seção 3, página 59. Na mesma edição, seção 1, páginas 4 a 7, foi publicada a Portaria Normativa do MEC nº 11, de 17 de junho de 2013, que regulamenta o processo.

Fonte: Ministério da Educação

18 junho 2013

Resultado da primeira convocação do Sisu


Os convocados nessa primeira chamada farão a matrícula nos dias 21, 24 e 25 próximos. Os aprovados com base na primeira opção de curso serão automaticamente retirados do sistema. Caso não façam a matrícula na instituição pública de educação superior para a qual foram selecionados perdem a vaga.
Os selecionados com base na segunda opção de curso ou que não atingirem a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos podem permanecer no sistema e aguardar a segunda chamada, em 1º de julho. Nesse caso, os convocados farão a matrícula no período de 5 a 9 do mesmo mês.
Quem não for convocado em nenhuma das duas chamadas pode aderir à lista de espera, entre 1º e 12 de julho. A convocação dos selecionados, de acordo com o cronograma, ocorrerá em 17 de julho.
O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta segunda edição de 2013, cada estudante pôde fazer até duas opções de curso. A oferta chegou a 39.724 vagas em 1.179 cursos, oferecidos por 54 instituições de educação superior públicas integradas ao sistema. As inscrições foram encerradas na sexta-feira, 14.
A relação dos estudantes selecionados e o boletim do candidato estão na página do Sisu na internet.

Fonte: Ministério da Educação

13 junho 2013

Valentine’s Day

Projeto pedagógico para Data Comemorativa
VALENTINE’S DAY

Professora: Jacneide Leonor Fernandes
Disciplina: Língua Inglesa
Turma: 5º Período
Disciplinas envolvidas: Inglês, Português e Arte.
Público-alvo: Ensino Fundamental I (Stages 1-5)
Justificativa: Valorizar a diversidade cultural de outros povos e propor uma reflexão sobre valores morais e éticos.


Objetivos:

– Reconhecer o Valentine’s Day como uma oportunidade de celebrar o amor e a amizade.
– Identificar o Valentine’s Day como festa dos povos de língua inglesa.
– Identificar e listar vocábulos de língua inglesa referentes às festividades do St. Valentine’s Day.
– Organizar os vocábulos novos estudados, levando o aluno a conscientizar-se do seu repertório de língua inglesa.
– Levar os alunos a reconhecer que o St. Valentine’s Day é uma data similar ao Dia dos Namorados, celebrada no dia 14 de fevereiro nos Estados Unidos e em alguns países de língua inglesa.

Conteúdos procedimentais:

– Relatar os principais fatos da história do Valentine’s Day.
– Reconhecer vocábulos de língua inglesa referentes ao Valentine’s Day.
– Reconhecer os símbolos da data: coração, cupido, laços e flores.
– Exibir o filme Valentine’s Day.
– Organizar cartazes com os símbolos do Valentine’s Day.
– Montar um painel que represente a história de St. Valentine com base em desenhos feitos pelos próprios alunos.
– Criar um mural em que os alunos possam fixar corações de cartolina com mensagens criativas dirigidas aos colegas, amigos e namorados.
– Apresentar a esquete de um casamento
– Fazer a dobradura de uma flor e oferecer para alguém especial neste St. Valentine’s Day.
– Trabalhar a canção Valentine’s chant.
– Fotografar, filmar ou registrar o desenvolvimento do projeto.

Conteúdos atitudinais:

– Valorizar e respeitar a diversidade cultural, dentro e fora do nosso país.
– Reconhecer a importância da integração cultural entre povos.
– Promover a integração dos colegas de sala por meio de troca de cartões e outras atividades.
– Incentivar valores como determinação, amor, respeito, amizade e cooperação.
Avaliação:
– Avaliar com base na observação da participação e do desempenho dos alunos nas atividades propostas.

The story of Valentine's Day

In all English-speaking countries, February 14th is a special day for people in love. It's not a holiday, but it is a very good day for flower shops, sweet shops and card shops.
On this day, children write their names on cards with hearts on them, and give them to their classmates and teachers. Usually every classroom in America in a school have a box with an opening on the top where children can mail their cards, decorated with pictures of hearts, cupids and arrows.
Teenagers and adults give cards, presents and flowers to their boyfriends, girlfriends, husbands and wives, or to someone whom they have fallen in love with. People usually do not sign these cards and a lot of time is spent in trying to guess who has sent them!
Nowadays, not only husbands, wives, boyfriends and girlfriends, but also grandparents, cousins, friends or even acquaintances take the occasion to express their affection for each other by sending a Valentine card. The tradition of Valentine's Day is the tradition of love. Celebrating it in many ways is custom that brings happiness into the lives of many people. It is a day for fantasy and caprice, and for the confession of tender emotion.

A história do Valentine’s Day

O Valentine's Day, conhecido como o "Dia dos namorados", é comemorado na maioria dos países de língua inglesa no dia 14 de fevereiro. É um dia reservado para os apaixonados e amigos trocarem presentes, como chocolates, cartões e flores.
São Valentino foi um padre da Igreja católica que realizava secretamente casamentos dos soldados do exército do imperador Claudius II. Esse imperador não permitia que os seus soldados fossem casados, pois acreditava que soldados solteiros guerreavam melhor. Por essa desobediência, São Valentino foi preso e condenado à morte.
O Cupido é um símbolo dessa data, pois é filho de Vênus, a deusa romana do amor e da beleza. Ele sempre aparece nos cartões de Valentine’s Day. Há outros símbolos para essa data: coração, flores vermelhas, laços e pombos.

Curiosidades:

– Hoje, nos Estados Unidos, cerca de um bilhão de cartões de Valentine’s Day são enviados nessa data.
– Há cem anos, as crianças na Inglaterra costumavam vestir-se de adultos e cantar versos sobre essa data de porta em porta.
– Era crença popular que se cortasse uma maçã em duas partes e contasse o seu número de sementes; assim, seria possível prever quantos filhos teríamos.

Sugestão de site para crafts e outros exercícios:
http://www.dltk-holidays.com/valentines