28 fevereiro 2012

MEC Divulga Valor do Novo Piso Salarial de Professores

O piso salarial do magistério deve ser reajustado em 22,22%, conforme determina o artigo 5º da Lei 11.738, de 16 de junho de 2008. O novo valor será de R$ 1.451,00. O piso salarial foi criado em cumprimento ao que estabelece o artigo 60, inciso III, alínea “e” do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

Conforme a legislação vigente, a correção reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2011, em relação ao valor de 2010. E eleva a remuneração mínima do professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais para R$ 1.451,00.

Assessoria de Comunicação Social

Fonte: MEC

10 fevereiro 2012

PUC-SP Não Preenche Vagas e Deixa Cursos Sem Novas Turmas

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) não conseguiu compor novas turmas de 17 cursos neste semestre, cujas aulas começaram na segunda-feira. As classes não atingiram o número mínimo de alunos estabelecido pela instituição. Ao todo, as carreiras ofereciam 690 das 4.935 vagas do último vestibular.
Nove cursos não abriram nenhuma turma, entre eles Letras (Espanhol e Francês), Matemática (licenciatura), Fisioterapia e Fonoaudiologia. As outras oito carreiras formaram ao menos uma classe de calouros, como Filosofia, Pedagogia e Ciências Contábeis.
Além disso, problemas no sistema de matrícula impediram o início das atividades de pelo menos uma graduação, a de Economia, conforme o Estadão.edu mostrou ontem. A coordenação do curso informou nesta quinta-feira, 9, que está “ajustando horários”. “Se houver tempo suficiente, amanhã as aulas retornam. Se não, voltam na segunda-feira, sem problemas”, disse o diretor da Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais, Juarez Belli. Segundo ele, os alunos seriam avisados. A mensalidade custa R$ 1,5 mil.
A situação da universidade preocupa a Associação dos Professores (Apropuc), que vê na não abertura de turmas a perspectiva de redução de contratos e até mesmo demissões.
Para a presidente da entidade, Maria Beatriz Abramides, é preciso “desenvolver políticas” para viabilizar cursos de baixa procura. “A PUC deveria repensar o valor das mensalidades, a divulgação do vestibular e esperar o resultado de outros processos seletivos para complementar vagas”, diz. “Hoje temos um quadro bastante incerto. Não sabemos onde vamos dar aula e que tipo de contrato teremos.”

Remanejamento

Nesta quinta-feira, o reitor Dirceu de Mello reuniu-se com diretores de três faculdades, entre elas a FEA, que contestaram o fechamento de turmas e disciplinas em razão do número de alunos matriculados. Segundo a Assessoria de Imprensa da universidade, “questões pontuais” foram resolvidas “de maneira satisfatória para todas as partes”. Para a Reitoria, o tema está “superado”.
Em relação aos problemas no sistema de matrículas, a PUC reconhece que enfrenta “questões tecnológicas” todo início de semestre em função da mudança do sistema.
A Reitoria diz ainda que o fechamento de turmas de calouros ocorreu em “respeito ao projeto pedagógico elaborado pelas próprias faculdades e aprovado nos conselhos superiores da PUC”. Por fim, afirma que está estudando “novas regras” para alguns cursos, para possibilitar a abertura de novas classes. “As novidades estão em fase de estudos e devem ser apresentadas para o próximo vestibular de inverno.”

CURSOS E TURMAS DE CALOUROS FECHADAS

Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes< Arte: História, Crítica e Curadoria (mat.) Filosofia Licenciatura (mat.) Filosofia Bacharelado (mat.) Espanhol Licenciatura (not.) Francês Licenciatura (not.) Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
Contábeis (not. no câmpus Ipiranga)
Tecnológico em Marketing (not.)
Estatística (not.)
Tecnológico em Gestão Ambiental (not.)

Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Física Bacharelado (not.)
Física Licenciatura com ênfase em Física Médica (not.)
Matemática Licenciatura (not. presencial)

Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
Fisioterapia (mat.)
Fonoaudiologia (mat.)

Faculdade de Educação
Pedagogia (not. no câmpus Ipiranga)
Faculdade de Ciências Sociais
Serviço Social (mat.)

Faculdade de Teologia
Teologia (not. no câmpus Ipiranga)
Teologia (not. no câmpus Santana)

Foonte: Estadão.com.br

04 fevereiro 2012

MEC Distribuirá Tablets a Professores do Ensino Médio


O Ministério da Educação vai investir cerca de R$ 150 milhões neste ano para a compra de 600 mil tablets para uso dos professores do ensino médio de escolas públicas federais, estaduais e municipais. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os equipamentos serão doados às escolas e entregues no segundo semestre.

O objetivo do projeto Educação Digital – Política para computadores interativos e tablets, anunciado pelo ministro Mercadante nesta quinta-feira, 2, é oferecer instrumentos e formação aos professores e gestores das escolas públicas para o uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem.

Para o ministro, o mundo evolui em direção a uma sociedade do conhecimento e a escola tem que acompanhar esse processo. “É muito importante que a gente construa uma estratégia sólida para que a escola possa formar, preparar essa nova geração para o uso de tecnologias da informação”, disse. Segundo o ministro, esse é um processo e o governo federal quer acelerar, sem atropelos. “É evidente que a tecnologia não é um objetivo em si, nada substitui a relação professor-aluno.”

A tecnologia, afirmou, vai ser tão mais eficiente quanto maiores forem os cuidados pedagógicos e quanto maior for o envolvimento dos professores no processo. “Estamos definindo que, na educação, a inclusão digital começa pelo professor.”

O projeto compreende o computador interativo - equipamento desenvolvido pelo MEC, que reúne projeção, computador, microfone, DVD, lousa e acesso à internet, e o tablet. Os computadores interativos já foram distribuídos para as escolas do ensino médio e no segundo semestre chegam os tablets. Esses tablets serão nos modelos de 7 ou 10 polegadas, bateria com duração de 6 horas, colorido, peso abaixo de 700 gramas, tela multitoque, câmera e microfone para trabalho multimídia, saída de vídeo, conteúdos pré-instalados, entre outras características.

Aos computadores serão integradas as lousas eletrônicas, compostas de caneta e receptor. Acopladas ao computador interativo (equipamento com computador e projetor, ofertado pelo MEC aos estados e municípios), permitirão ao professor trabalhar os conteúdos disponíveis em uma parede ou quadro rígido, sem a necessidade de manuseio do teclado ou do computador.

Além de enviar equipamentos, o MEC oferece cursos de formação aos professores. Segundo Mercadante, mais de 300 mil professores já fizeram o curso do ProInfo, e agora os 600 mil que lecionam no ensino médio terão à disposição um curso de 360 horas para trabalhar com as novas mídias. A qualificação será feita pela rede de formadores do ProInfo, que já trabalha com especialistas de universidades públicas.

Fundamental - Pelo cronograma do projeto Educação Digital, assim que for concluída a entrega de tablets para as escolas do ensino médio, terá início a distribuição para os estabelecimentos do ensino fundamental que oferecem os anos finais e a seguir para os anos iniciais. Foram pré-requisitos para definir por onde começar a distribuição de tablets: ser escola urbana de ensino médio, ter internet banda larga, laboratório do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) e rede sem fio (wi-fi).

Conforme o ministro da Educação, com a entrega de novas tecnologias da informação, professores e escolas públicas vão poder combinar esses instrumentos com as demais mídias. Ele citou o Portal do Professor, que é um dos espaços mais consultados pela categoria e que ainda pode e deve ser ampliado. Hoje, disse, estão disponíveis no portal 15 mil aulas criadas por educadores e aprovadas por um comitê editorial do MEC. Mercadante anunciou que vai lançar editais e constituir um comitê nacional para selecionar e recomendar as melhores aulas que estarão disponíveis para todos os professores.

Ionice Lorenzoni

Fonte: MEC

01 fevereiro 2012

Dados sobre alunos devem ser enviados ao Educacenso

A partir de hoje, 1º de fevereiro, até 12 de março, as escolas de educação básica de todo o Brasil devem participar da 2ª Etapa do Censo Escolar 2011, composta pelo módulo situação do aluno, cujo objetivo é coletar as informações de rendimento e movimento do aluno no final do ano letivo.

Para prestar suas informações, é necessário acessar o sistema Educacenso, clicar na opção situação do aluno e preencher os dados solicitados. A senha para informar a situação do aluno é a mesma utilizada na coleta da matrícula inicial.

Os dados preliminares da situação do aluno estarão disponíveis para conferência dos gestores municipais e estaduais de educação a partir do dia 19 de março. Caso seja necessário corrigir qualquer informação, o período de retificação dos dados vai até o 2 de abril. A previsão é de que os dados finais de rendimento e movimento escolar 2011 sejam divulgados na segunda quinzena de abril.

As escolas que não preencherem a situação do aluno podem ficar de fora das estatísticas oficiais que servem de base para o cálculo das taxas de aprovação, reprovação e abandono, e para o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb).
Acesse o Educacenso

Assessoria de Imprensa do Inep

Fonte: Portal MEC